O Seguro Desemprego: Quais Requisitos Você Precisa?

Link Patrocinado

O Seguro Desemprego é um direito previsto pela Constituição Federal. Ele destina-se ao trabalhador que foi demitido sem justa causa e possui como objetivo protegê-lo financeiramente.

Por meio dele, o trabalhador recebe um salário mínimo durante alguns meses.

Os requisitos para receber o Seguro Desemprego são bem específicos e é importante que o trabalhador os conheça.

Link Patrocinado

Acompanhe, a seguir, algumas das principais exigências para se habilitar ao benefício.

Regularidade no Cadastro

O primeiro passo para pedir o Seguro Desemprego é manter regularmente o cadastro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, é necessário que o empregado tenha trabalhado por, no mínimo, 6 meses nos últimos 12 meses, com carteira assinada.

Outro requisito importante é o tempo de contribuição no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É preciso ter contribuído por um ano contínuo para se habilitar ao Seguro Desemprego.

Link Patrocinado

Demissão sem Justa Causa

Caso entre os requisitos mais exigidos, entrada na empresa através de contratação formal, a rescisão do contrato deverá ocorrer de forma indireta, ou seja, sem justa causa. O empregado deve ter motivos “não relacionados” para a demissão.

Imagem retirada do google.

Quando o empregador demite sem justa causa, com base em licença prevista em cláusula contratual ou em virtude de decisão judicial, o trabalhador não poderá utilizar o prazo de direito ao Seguro Desemprego.

Quando a Demissão ocorre por Justa Causa

Quando a demissão do trabalhador ocorre por justa causa, o funcionário não poderá mais requerer o Seguro Desemprego, pois essa modalidade de demissão acontece por causa de responsabilidade própria do empregado, como faltas injustificadas, má conduta ou embriaguez.

Nesses casos, o funcionário ainda deverá solicitar o pagamento do FGTS, mas não terá direito ao Seguro Desemprego.

Da Receita Federal

Uma vez que o trabalhador se encaixe nos requisitos para o recebimento do Seguro Desemprego, é necessário entrar em contato com a Receita Federal para verificar se há alguma pendência de declaração de imposto de renda.

Nesses casos, é necessário regularizar o contracheque antes de receber o Auxílio-Desemprego. Após a apresentação do título de eleitor, do CPF, da carteira de trabalho e da certidão de quitação da dívida com a Receita Federal, o trabalhador deverá entregar as documentações no órgão do MTE.

Link Patrocinado

Conclusão

Conhecer os requisitos para o recebimento do Seguro Desemprego é necessário para que o trabalhador possa ter o auxílio financeiro previsto por lei. Caso contrário, a demissão sem justa causa pode levar o funcionário a ficar sem o benefício.

Lembre-se que é necessário cumprir os requisitos, sejam eles diretos ou indiretos à demissão. Para isso, é importante mantes um cadastro atualizado junto ao MTE e regularmente é necessário se informar sobre os outros requisitos.